Você sabe o que é a endometriose? – Clinica Mariana Eloy – CLIMAE | Candeias, BA.

Você sabe o que é a endometriose?

Infográfico: Zika Virus!
15 de dezembro de 2015
Três coisas que você precisa saber sobe a primeira Consulta Ginecológica! CLIMAE – CANDEIAS – BA
15 de janeiro de 2016

A endometriose é uma doença que atinge 15% das mulheres em idade fértil no Brasil, quantidade estimada pelo IBGE como entre sete e dez milhões da população feminina. Entre as consequências da endometriose estão o desenvolvimento de cólicas abdominais e até mesmo a infertilidade. Mas o que é necessário saber sobre essa enfermidade?

A endometriose ocorre quando parte do sangue que penetra na parede abdominal, devido ao ciclo menstrual comum, não é totalmente eliminado pelas células de defesa, migrando para órgãos como a bexiga, o intestino ou os ovários, causando a lesão endométrica. Não são conhecidos os fatores que levam o organismo a se comportar dessa forma, mas há maior probabilidade de que uma paciente desenvolva esse quadro, caso sua mãe ou irmã(s) sejam acometidas pelo mesmo.

Os sintomas conhecidos da doença são a retenção de líquidos, inchaço, dor durante as relações sexuais, dificuldade para urinar e defecar durante o período menstrual, dor abdominal, cólicas e, por fim, a infertilidade.

O tratamento da endometriose consiste na aplicação de medicamentos hormonais, visando simular o processo de gravidez ou menopausa, como forma de interromper a ovulação e, por consequência, a lesão endométrica. Em casos graves, a paciente pode até mesmo ser levada à sala de cirurgia, procedendo-se a cauterização dos focos da doença.